Pilates Clínico



nutricao

Pilates é um método de controlo muscular desenvolvido por Joseph Pilates. Este método, foi desenvolvido com o objetivo principal de treino de força específico para atletas. O Pilates Clínico é uma modificação do método inicial, dirigido para todas as pessoas suportando-se em bases científicas atuais e reconhecidas internacionalmente. Consiste num conjunto de exercícios, adaptados dos exercícios originais, divididos em vários graus de dificuldade, por forma a ser mais direcionado para a reabilitação física. Estes exercícios têm como princípios a manutenção da estabilidade da coluna vertebral com um correto alinhamento corporal, coordenado com respiração, precisão, controlo e fluidez de movimentos, mantendo a concentração de modo a desenvolver uma boa consciência corporal.

Trate bem a sua coluna vertebral, dê consciência aos seus movimentos… o seu corpo agradecerá e a sua qualidade de vida melhorará… Os nossos profissionais oferecem um serviço clínico de excelência com sessões personalizadas, garantindo a segurança desejada através da execução de exercícios clínicos de Pilates ajustados à sua condição clínica individual. Marque a sua primeira sessão e sinta a diferença

O método Pilates Clínico apresenta vários benefícios, tais como:

  • Fortalecimento muscular
  • Aumento da flexibilidade
  • Alinhamento corporal
  • Melhoria da respiração
  • Alívio do stress
  • Otimização da coordenação motora
  • Melhoria da consciência corporal

Dirigida para indivíduos com ou sem dor, com alterações da postura ou diminuição da flexibilidade, que procurem reeducar, reequilibrar e reforçar o seu corpo.

O Pilates Clínico não é um tratamento fisioterapêutico propriamente dito, porém, muitas vezes, torna-se complemento ou manutenção do mesmo. Este método consiste, antes de qualquer exercício, numa avaliação individualizada e específica onde o profissional observa quais as necessidades clínicas do aluno/paciente, identificando quaisquer condições, limitações, recomendações médicas ou indicações de diagnósticos pré-existentes, traçando os objetivos específicos para realizar o método. Assim, a avaliação garante ao profissional um conhecimento completo sobre as particularidades de cada aluno. Com base na avaliação inicial, será estruturado, individualmente, o programa de exercícios de pequeno, médio e longo prazo, assim como, será definida a frequência de sessões realizadas por semana.

Em relação aos exercícios, durante as sessões, esses serão específicos para cada quadro clínico, garantindo que o aluno/paciente não tenha dor ao realizá-los, sendo assistidos por um profissional capacitado no método.

A maioria dos pacientes procuram o Pilates clínico para tratamento de dor, disfunção articular/muscular, pós-operatório de cirurgias, reabilitação cardiopulmonar, entre outras patologias. Este método, têm-se mostrado bastante eficaz nos tratamentos de coluna vertebral, por exemplo.

Neste sentido, o Pilates clínico, para alguns, funciona como uma reabilitação e para outros como uma prevenção ou como uma atividade benéfica, segura e eficaz.