DLM - Drenagem Linfática Manual Pós-operatória



DLM - Drenagem Linfática Manual Pós-operatória

A Drenagem Linfática Manual Pós-operatória (DLM) é um tratamento altamente especializado, representado por um conjunto de manobras suaves, lentas e rítmicas muito específicas, que atuam sobre o sistema linfático superficial, evitando e reduzindo os edemas, ao mesmo tempo que permite ao organismo otimizar os seus processos naturais de regeneração.

A DLM poderá ser uma poderosa aliada para uma recuperação de um pós-operatório mais rápido, completo e saudável. Marque já as suas sessões terapêuticas e tenha a recuperação mais adequada à sua situação clínica.

Massagem terapêutica recomendada para pessoas submetidas a intervenções cirúrgicas em geral, em especial as que provoquem edemas e hematomas como por exemplo casos oncológicos de Mastectomia (remoção completa da mama) ou remoção de gânglios linfáticos e casos estéticos como a abdominoplastia, mamoplastia de redução ou aumento, lipoaspiração, braquioplastia (cirurgia plástica dos braços) e cirurgias mistas (oncológica + reconstrutiva). Pode ainda ser indicada na recuperação de lesões (desportivas, fraturas, entre outras).

As ligaduras funcionais permitem assim, controlar e limitar seletivamente os movimentos suscetíveis de provocar ou agravar a lesão em causa, maximizando a funcionalidade dentro dos limites de segurança. O recurso a esta ferramenta terapêutica é essencial pois permite a regeneração tecidular mantendo uma atividade física controlada. Desta forma é possível o regresso precoce do utente à atividade diária ou à competição, protegendo as estruturas lesionadas de recidivas e evitando posturas de compensação, diminuindo exponencialmente o risco de nova lesão.

A aplicação de ligaduras funcionais apresenta vários benefícios, tais como:

  • Controlo do edema
  • Aumento da vascularização de tecidos através do movimento
  • Prevenção da atrofia muscular por inatividade
  • Manutenção da atividade, controlando a dor e o défice propriocetivo
  • Controlo das reações compensatórias
  • Prevenção de um possível agravamento de uma lesão primária
  • Continuação do treino desportivo, evitando longos períodos de paragem

A aplicação de ligaduras funcionais e Kinesio Taping está sujeita a uma primeira marcação de consulta de Fisioterapia ou Osteopatia para avaliar, diagnosticar e definir tratamento da lesão ou disfunção em causa.

Neste sentido, o Pilates clínico, para alguns, funciona como uma reabilitação e para outros como uma prevenção ou como uma atividade benéfica, segura e eficaz.