Osteopatia

osteopatia

Área terapêutica que se interessa pelo organismo humano e seus movimentos, procurando desbloquear as restrições que possam existir nos músculos, articulações e órgãos internos.

A Osteopatia reabilita disfunções músculo-esqueléticas, craniais e viscerais, atuando no tratamento de várias doenças e na sua prevenção, sem recorrer a medicamentos. Baseando-se numa abordagem holística, vê o organismo humano como um todo, onde tudo está relacionado e pode influenciar outros sistemas: por exemplo, o sistema articular, através do sistema neurológico pode influenciar a parte visceral, dos órgãos internos.

A Osteopatia é assim uma área terapêutica de cuidados de saúde primários que recorre à terapia manual para localizar e tratar disfunções somáticas e restrições de mobilidade, sendo o principal objetivo eliminar a causa dos sintomas de forma a restabelecer a mecânica corporal e a respetiva capacidade funcional.

A Osteopatia pode ser indicada para si em situações de dores músculo-esqueléticas, contraturas, aumento de tensão muscular, dor ciática, lombalgias, cervicalgias, torcicolos, escolioses, hérnias discais, síndromes do canal cárpico, problemas digestivos, respiratórios, insónias, dores de cabeça, entre outros... Marque já a sua consulta e elimine definitivamente essas dores que tanto o incomodam!

Na Osteopatia, não existem receitas únicas, o tratamento osteopático é baseado num exame clínico e num diagnóstico osteopático que deve conduzir a um ato terapêutico osteopático.

Através de técnicas manuais, o Osteopata procura reequilibrar o organismo, tratando as disfunções somáticas e estruturais, as quais correspondem a alterações da normal função de qualquer elemento somático do corpo: músculos, articulações, nervos, componentes vasculares ou linfáticos e tecido conjuntivo/fascial. Essas disfunções podem ser identificadas por alterações de sensibilidade, da densidade tecidular, assimetrias, alinhamentos desajustados, desequilíbrios musculares e consequentes aumentos de rigidez e perdas de mobilidade.

O tratamento osteopático é também preventivo, evitando que disfunções assintomáticas se tornem dolorosas, sendo igualmente eficaz como complemento de práticas médicas.

A Osteopatia permite-lhe melhorar a sua postura e capacidade funcional, promovendo uma harmonia corporal que se reflete no seu bem-estar e na sua saúde. Nesta área terapêutica, o principal objetivo não é atenuar ou eliminar apenas os seus sintomas, mas sim eliminar a causa dos mesmos, de forma a resolver definitivamente o seu problema.