Área da Fisioterapia centrada na prevenção e reabilitação do individuo sénior. O processo de envelhecimento apresenta consequências físicas como a perdas de força, mobilidade, equilíbrio, dificuldades respiratórias, alterações de sensibilidade entre outras, que condicionam o dia-a-dia destes indivíduos estando a sua autonomia e independência muitas vezes comprometida.
Procure a ajuda profissional dos nossos Fisioterapeutas especialistas nesta área terapêutica. Temos a certeza que podemos fazer muito por si, ou pelos seus familiares que se enquadrem neste quadro de necessidades. Nas nossas instalações ou no conforto do seu lar, a nossa ajuda irá melhorar significativamente a sua qualidade de vida. Aguardamos por si!
O tratamento nesta área terapêutica visa predominantemente a prevenção de quedas através de exercícios de fortalecimento e equilíbrio, sendo também potenciada a mobilidade articular de forma a obter uma melhoria funcional dos movimentos da vida diária como por exemplo a marcha, o sentar, o deitar e o levantar, entre outros. As dificuldades respiratórias associadas a esta faixa etária também exigem especial atenção, sendo utilizadas técnicas terapêuticas, consoante os casos clínicos, que visam melhorar a capacidade cardiorrespiratório. Desta forma, pretende-se promover no individuo sénior um estilo de vida ativo e autónomo com menor risco de quedas.
A Fisioterapia Geriátrica atua frequentemente nos seguintes casos clínicos:
- Imobilizações prolongadas por diversos motivos como por exemplo fraturas resultantes de quedas
- Patologias articulares (artroses)
- Pós-operatórios ortopédicos por colocação de próteses, por exemplo, tais como prótese da anca, joelhos e ombros
- Problemas respiratórios
- Patologias neurológicas como por exemplo doença de Parkinson, doença de Alzheimer, AVE (Acidente Vascular Encefálico), entre outras
Antes de iniciar as sessões individuais, para permitir conhecer melhor o paciente e verificar a evolução do mesmo ao longo das sessões, serão realizados diferentes testes que irão avaliar a competência abdominal e perineal, a existência ou não de diástese abdominal, a tonicidade abdominal e diafragmática entre outros.